quarta-feira, 5 de maio de 2010

600 espécies ameaçadas por derrame de petróleo no Golfo do México


"O Golfo de México está à beira de um desastre ecológico de dimensões trágicas e inimagináveis devido ao afundamento de uma plataforma petrolífera da BP que explorava um poço marítimo e que verte no oceano o equivalente a 800 mil litros de petróleo por dia."

"O risco que correm as mais de seiscentas espécies animais e o dano que daí advirá para a natureza e para o próprio homem não se podem medir."

Retirado de : http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=600-especies-ameacadas-por-derrame-de-petroleo-no-Golfo-do-Mexico.rtp&article=341675&visual=3&layout=10&tm=7

Biodiesel? Será uma aposta sensata?


Até ao final desta década, o bloco europeu estabeleceu uma meta de obter 10% do combustível para veículos a partir de fontes renováveis, principalmente biocombustíveis. Acontece que, estudos recentes inferem que o biodiesel pode gerar quatro vezes mais emissões que o diesel normal. Isto deve-se ao facto de muitos produtores se encontrarem interessados na aposta neste ramo, o que os encoraja a desmatar áreas de floresta tropical em busca de novas terras de plantio. As emissões que advêm da queimada de floresta e a própria desflorestação provocam um aumento da emissão de gases poluentes, o que anula os beneficios que o biodiesel poderia trazer.

A aposta nas energias renováveis deve ser uma aposta benéfica para o ambiente, e não, tornar-se num problema ainda maior que o existente. Não devemos cometer os mesmos erros que cometemos no passado!

Powered By Blogger